Acompanhe nossas redes sociais
e fique bem informado
Notícias | Ciências e Saúde
31.05.2017 - 18h55 | UOL
De quanto em quanto tempo tenho que lavar o cabelo? Médicos respondem..
 
  • Tamanho do texto: A-
  •  
  • A+

Lavar os cabelos todos os dias faz mal? Não é bem assim, em alguns casos é até recomendado. Não existe uma regra de periodicidade para a lavagem do cabelo, depende do tipo de cabelo, da região em que a pessoa vive e, claro, do bom senso. Quem tem cabelos mais oleosos deve sim lavá-los diariamente. Já quem tem fios mais secos pode lavar dia sim, dia não.

"A lavagem depende muito do tipo de cabelo e da região onde a pessoa mora. Em lugares mais úmidos, as pessoas podem lavar o cabelo todo dia. Quem tem cabelo oleoso e fino também deve lavar diariamente", afirma Bruna Duque Estrada, coordenadora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Mas não existe o risco de apodrecer a raiz do cabelo? Ficar com o cabelo molhado por algum tempo não traz esse risco e nem cria fungos. Mas uma má higiene, associada a fatores como estresse e sudorese, pode levar à criação de fungos não só para quem tem cabelo comprido.

E quanto tempo posso ficar sem lavar o cabelo?

"As pacientes mais idosas, ou aquelas com cabelo mais seco, podem lavar menos vezes e enxaguar menos, porque essas pessoas não têm uma produção de sebo tão exuberante", completou. Tem pessoas que conseguem ficar uma semana inteira sem lavar o cabelo e não ter problemas com isso. No entato, segundo as dermatologistas, o ideal é não ficar mais de cinco dias sem lavá-lo.

Deixar de lavar o cabelo pode fazer mal. Isso porque, o couro cabeludo produz sebo continuamente. A falta do enxague gera excesso de oleosidade e acúmulo de sebo que pode virar uma dermatite seborreica.

Depois, aplique uma pequena quantidade de xampu nas mãos e, com o couro cabeludo já úmido, espalhe, massageando com a ponta dos dedos, nunca com as unhas. Em seguida, enxague bem, sem deixar resíduos. Se desejar, aplique o condicionador.

"O xampu desengordura o couro cabeludo e limpa os fios, preparando-os para receber o tratamento. E o condicionador sela as cutículas do cabelo, preservando as proteínas e o tratamento nos fios", explicou.

 
 
Comentários
   
   
   
©2010- 2017 . Portal Independente. Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Paula Araújo