Acompanhe nossas redes sociais
e fique bem informado
Notícias | Política
15.05.2017 - 11h55 | CartaPB
Sancionada Lei que institui Dia do Maçom em Guarabira
 
  • Tamanho do texto: A-
  •  
  • A+

O dia 20 de agosto passa ser comemorado também em Guarabira, no Agreste paraibano, o Dia do Maçom. A Lei Municipal 1413 de 2017, de autoria do vereador Leonardo Macena (PPS), que prevê a inclusão da data no calendário oficial do município, foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Zenóbio Toscano (PSDB).

A data escolhida tem grande importância para a Maçonaria e também é celebrada nacionalmente pela sociedade secreta. Na Paraíba, a data é reconhecida desde 2009 após a sanção da Lei Estadual de autoria do deputado Raniery Paulino (PMDB).

Segundo Macena, a Maçonaria em Guarabira reúne centenas de membros em suas três lojas localizadas na cidade. “Existem três lojas maçônicas em Guarabira: Acácia do Brejo, Tiradentes e Ascendino Toscano, com relevantes serviços prestados na cidade no campo da filantropia”, destacou.

História

De acordo com a história maçônica, no dia 20 de Agosto de 1822 aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria “Comércio e Artes” e “União e Tranquilidade”, na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, o Irmão Gonçalves Ledo teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano.

 
 
Comentários
   
   
   
©2010- 2017 . Portal Independente. Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Paula Araújo