Acompanhe nossas redes sociais
e fique bem informado
Notícias | Ciências e Saúde
18.04.2017 - 10h17 | Marie Claire
6 provas que o chocolate faz bem para saúde
 
  • Tamanho do texto: A-
  •  
  • A+

Passada a Páscoa, época em que o cacau aparece por todos os lados, em ovos de sabores e tipos variados (os de colher são um dos nossos favoritos!). Ao mesmo tempo, o feriado surge com um certo pesar: é certo que todo esse consumo terá efeitos na balança e na pele.

Ao contrário do que diz a sabedoria popular, porém, não é bem assim que o chocolate reflete no corpo. Por isso, conversamos com dermatologistas e nutricionistas para saber exatamente como o ingrediente pode ser benéfico para a saúde.

1.Ele é um antioxidante poderoso

Não é sem motivo que o chocolate aparece tanto como ingrediente de produtos de beleza, como máscaras faciais. "O grão de cacau usado como ingrediente do chocolate é rico em flavonóides, que atuam como antioxidantes que protegem o organismo da ação danosa dos radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce, bem como pela incidência de doenças). O cacau puro na sua essência é o campeão no ranking de antioxidantes para o organismo e para a pele – ele possui tantos oligoelementos e polifenóis que se enquadra entre os principais rejuvenescedores", explica a dermatologista Brunna  Borges, da clínica MedPrimus.

2.Ele favorece o emagrecimento

É aí que o consumo do chocolate pode gerar um bug na mente. Apesar de possuir calorias como qualquer outro alimento, ele também conta com elementos que trabalham a favor do corpo. "Ele tem muitos compostos bioativos, como os polifenóis do cacau, que ajudam na produção da leptina, o hormônio da saciedade, favorecendo até o emagrecimento. Para inserí-lo na dieta basta ter equilíbrio dos nutrientes e bom senso.", explica a nutricionista esportiva Natasha Barros.

3.Ele protege o coração

"Não somente os polifenóis do cacau fazem sua fama de bom moço, outro grupo de compostos bioativos, como as catequinas, procianidinas e epicatequinas, são poderosos antioxidantes que combatem a inflamação celular protegendo as artérias do coração. Já a teobromina, estimula o SNC e músculos cardíacos, deixando os mais alertas.", continua a nutricionista.

4.Ele é altamente hidratante

Acredite se quiser, o chocolate é perfeito para quem tem problemas de pele muito desidratada. Isso acontece porque, segundo Brunna, o cacau também possui ácido graxo na composição, que forma uma camada de proteção altamente hidratante quando aplicado na pele. "Tratamentos à base de chocolate são indicados para peles desnutridas e desidratadas, pois a massa do cacau contém minerais e vitaminas que combatem os danos causados pelos radicais livres, proporcionando efeito restaurador, conferindo brilho e suavidade à pele".

5.Ele também é incrível para o cabelo

"Os benefícios do chocolate para o cabelo estão relacionados com a aplicação de mousse de chocolate, que combate os fios de cabelo quebradiços e desvitalizados que aparecem pelo uso frequente de químicos", explicou a dermatologista.

6. Ele estimula o apetite sexual

A sensação de bem-estar é causada pela liberação de endorfinas no corpo - uma substância que é naturalmente produzida pelo cérebro. O consumo de chocolate aumenta a liberação dessa substância no corpo, que também aparece durante as relações sexuais e os exercícios físicos. Ou seja, o doce, tanto quanto uma boa corrida no parque, é estimulante e aumenta a libido.

 
 
Comentários
   
   
   
©2010- 2017 . Portal Independente. Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Paula Araújo