A Câmara de Guarabira iniciou nesta terça-feira (8) os trabalhos legislativos de 2022 e apresentou uma novidade, um sistema de votação eletrônico, integrado com acompanhamento de matérias e inscrição para tribuna, através de um tablete.
Os equipamentos foram instalados e cada vereador tem acesso a uma senha, que quando logado ao sistema registra a presença, solicita o uso da tribuna, pedido de ordem, mostra a pauta de requerimentos, de projetos de lei, realiza as vocações, acompanha minutagem de uso da tribuna e tem acesso a documentos.
Presidente da Câmara, o vereador Wilson Filho disse que o investimento representa um avanço para a estrutura funcional da Casa Osório de Aquino no processo de modernização dos serviços.
“Antes o presidente tinha que pedir aos vereadores que ficassem de pé em caso de votação contrária nas matérias e agora não é mais necessário isso, pois cada um vota direto no sistema eletrônico, no tablete, sem a necessidade de se levantar, e outras funções relevantes”, destacou Wilsinho.
Para melhor manuseio do equipamento a Câmara promoveu um treinamento com os vereadores mostrando as funções e como funciona. Os poucos os parlamentares estão se familiarizando com o novo equipamento.